• CMV®

O que é e para que serve um distribuidor de agregados?

O distribuidor de agregados é um equipamento indicado para distribuir pedras, também conhecido como agregados, para a construção de bases e tratamento superficiais.

Na pavimentação asfáltica, por exemplo, primeiramente é realizada a compactação da sub-base com um rolo compactador vibratório e depois é feita a primeira distribuição da base com um distribuidor de agregados.


O distribuidor de agregados, modelo DA 3660, funciona em conjunto com o caminhão.

Com este equipamento, a uniformidade de distribuição é garantida pelo engrenamento das rodas do equipamento ao eixo de distribuição do material. Vide gravura abaixo.


distribuidor de agregados

Passando por outras etapas da pavimentação e uma vez que a nova capa já está imprimada e com o ligante, é hora de distribuir a base novamente. O processo pode ser realizado com o mesmo distribuidor de agregados, só que agora com o caminhão operando em marcha ré.



distribuidor de agregados


A verdade é que cada modelo no mercado tem suas particularidades, mas o distribuidor de agregados desenvolvido pela CMV® elimina a necessidade de operadores espalharem a carga com o auxílio de pás ou enxadas na extensão do equipamento, proporcionando uma grande redução de gastos com mão de obra.


distribuidor de agregados

Esse opcional exclusivo da CMV® possui um sistema que uniformiza a carga, fazendo com que o agregado seja distribuído de maneira igual sobre o eixo movimentador.


Outra particularidade desse distribuidor de agregados é que ele conta com um engate externo no rodado tipo calota para aro 20 ou especiais e abertura comandada por abertura de rosca rápida em ambos os lados.



Também compõe esse distribuidor de agregados uma regulagem de altura e movimentos dos braços através de furação múltipla e um sistema exclusivo de articulação para compensar desníveis do terreno, principalmente em deslocamentos para fora da pista.


distribuidor de agregados

Veja mais detalhes do distribuidor de agregados no vídeo abaixo. Lembrando que com o opcional que comercializamos instalado, se elimina a necessidade de auxiliares para equalizar a carga da máquina e de plataforma para os operadores.



Conte com a consultoria técnica e gratuita de nossa equipe de especialistas. Com uma conversa é possível indicar qual equipamento para construção rodoviária é mais apropriado para a sua empresa ou seu processo.