top of page
  • CMV®

O que é e para que serve um distribuidor de agregados?

O distribuidor de agregados é um equipamento projetado para distribuir pedras, também conhecidas como agregados, essenciais na construção de bases e tratamento superficiais.


Na pavimentação asfáltica, por exemplo, o processo começa com a compactação da sub-base usando um rolo compactador vibratório, seguido pela distribuição inicial da base usando um distribuidor de agregados.


O distribuidor de agregados, modelo DA 3660, funciona em conjunto com o caminhão. Esse equipamento garante a uniformidade na distribuição por meio do engrenamento das rodas ao eixo de distribuição do material, assegurando uma aplicação precisa e eficiente. Vide gravura abaixo.


distribuidor de agregados

Após avançar para as etapas subsequentes da pavimentação e uma vez que a nova camada já está preparada e com o ligante aplicado, é o momento de realizar uma nova distribuição da base. Esse procedimento pode ser conduzido utilizando o mesmo distribuidor de agregados, porém agora com o caminhão operando em marcha ré.



distribuidor de agregados

Certamente, cada modelo disponível no mercado apresenta suas próprias características distintas. No entanto, o distribuidor de agregados desenvolvido pela CMV® se destaca ao eliminar a necessidade de operadores espalharem a carga manualmente com pás ou enxadas ao longo do equipamento. Essa inovação não apenas simplifica o processo, mas também resulta em uma considerável redução nos custos com mão de obra.


distribuidor de agregados

Esse opcional exclusivo da CMV® possui um sistema que uniformiza a carga, fazendo com que o agregado seja distribuído de maneira igual sobre o eixo movimentador.


Outra particularidade desse distribuidor de agregados é que ele conta com um engate externo no rodado tipo calota para aro 20 ou especiais e abertura comandada por abertura de rosca rápida em ambos os lados.



Também compõe esse distribuidor de agregados uma regulagem de altura e movimentos dos braços através de furação múltipla e um sistema exclusivo de articulação para compensar desníveis do terreno, principalmente em deslocamentos para fora da pista.


distribuidor de agregados

Veja mais detalhes do distribuidor de agregados no vídeo abaixo. Lembrando que com o opcional que comercializamos instalado, se elimina a necessidade de auxiliares para equalizar a carga da máquina e de plataforma para os operadores.



Conte com a consultoria técnica e gratuita de nossa equipe de especialistas. Com uma conversa é possível indicar qual equipamento para construção rodoviária é mais apropriado para a sua empresa ou seu processo.



bottom of page