top of page
  • CMV®

Turbina de jateamento: acionamento por motor ou correia?

Os equipamentos de jateamento turbinados, como o próprio nome indica, possuem uma turbina para lançar o abrasivo. Essa turbina de jateamento pode ser acionada indiretamente por uma correria quanto diretamente por motores elétricos.

As turbinas com acionamento direto por correia estão cada vez mais em desuso, uma vez que as turbinas de jateamento acionadas diretamente por motores elétricos apresentam inúmeras vantagens em relação a elas. Confira quais são os principais benefícios:


  • Economia de energia em torno de 8%*.

  • Preserva o motor elétrico, já que não o submete a esforços radiais e axiais adicionais, tal como transmissão por polia e correia.

  • Maior segurança, pois elimina a necessidade de proteções e sensores de segurança, etc.

  • Maior confiabilidade de processo, especialmente em operações de shot peening.

  • Elimina a necessidade de sensores para monitorar movimento (pode-se ler o "0" do motor), facilitando e aumentando a confiabilidade dos sistemas de segurança e automação.

  • Menor custo e tempo de manutenção.

  • Facilita a implantação de sistemas de manutenção preventiva.


turbina de jateamento

Em resumo, a turbina com acionamento por motor garante uma operação mais segura e eficaz, além de reduzir tremendamente os custos. É por esta razão, que a maioria dos fabricantes opta por este tipo de acionamento.


Tendo isso em mente, separamos algumas dicas em relação aos cuidados de manutenção necessários para turbinas de jateamento ligadas a motores elétricos. A maior parte da verificações periódicas são as mesmas de qualquer outro motor, são elas:


  • Manter o motor limpo.

  • Monitorar temperatura.

  • Monitorar vibração.

  • Fazer a lubrificação e/ou a troca de rolamentos quando recomendado, etc.


Veja na imagem abaixo como manter um motor acoplado diretamente à turbina de jateamento:

turbina de jateamento

Uma particularidade existente na manutenção dos motores acoplados diretamente à turbina se deve à possibilidade de contaminação do rolamento dianteiro do motor com pó ou granalha. As turbinas de jateamento da CMV® possuem vedação entre o motor e a turbina. No entanto, é natural que com o tempo de uso, pó ou abrasivo acabe passando para área da flange do motor.

Para impedir que esse pó ou abrasivo chegue ao rolamento do motor, temos 4 furos no flange do motor. Três destes devem ficar tamponados e o que estiver voltado para a parte inferior deve ser mantido aberto.

A foto abaixo ilustra o sistema que é bastante simples.

turbina de jateamento

Se houver qualquer dúvida em relação à manutenção ou montagem de uma turbina de jateamento CMV®, entre em contato conosco. Nossa equipe de pós-vendas está aqui para auxiliar no que for necessário. Caso ainda não possua uma turbina da CMV® e queira otimizar os recursos da sua empresa, peça que nossa equipe técnica realize uma avaliação técnica.

A nossa turbina de jateamento possui o melhor desempenho do mercado e a troca pode trazer inúmeras vantagens para o seu processo de jateamento.




*Sobre a eficiência de acionamento por correia:


As correias em V sofrem atrito da correia e da polia, flexão, alongamento e diminuição da pré-tensão, resultando em perda de eficiência. As correias em V atingem uma eficiência média de cerca de 92% devido ao deslizamento.


94 visualizações
bottom of page