top of page
  • CMV®

Riscos associados ao jateamento

Quando se trata de jateamento há diversas normas envolvidas. Tanto no que diz respeito aos equipamentos, quanto aos acessórios que devem ser utilizados pelos operadores.


Em relação às máquinas de jateamento, a CMV® atende todas as normas requeridas. Então quem adquire um equipamento conosco não precisa se preocupar com essa parte. Nossas máquinas são de alta performance e com grande eficiência energética, mas além disso, pensamos também na comodidade e na segurança do jatista.


epi para jatista

São diversos os fatores que contribuem para esse conforto. Nossos equipamentos de jateamento, por exemplo, utilizam componentes mais duráveis. Esses itens normalmente não são associados à comodidade, mas sabemos que de nada adianta uma máquina de jateamento potente e durável se for difícil ou arriscado operá-la. As mangueiras que utilizamos são flexíveis e leves, os novos gatilhos de acionamento não exigem força do operador e os bicos de jateamento pesam menos que a dos concorrentes locais. Tudo isso contribui para reduzir a fadiga do operador e melhorar as questões de ergonomia.


Mas então quais são os acessórios de jateamento que devem ser utilizados pelo operador?


Para entender quais são os acessórios requeridos se faz necessário explicar como funciona o processo de jateamento. De maneira muito resumida, podemos dizer que o processo de jateamento consiste no lançamento de partículas abrasivas contra uma superfície/peça que necessita de tratamento. Esse lançamento é realizado em alta velocidade e, por isso, quando o jateamento não é realizado em um equipamento fechado o operador necessita usar proteção.


Esses acessórios impedem que o operador seja prejudicado de qualquer maneira neste processo. Uma questão muito importante é que esses produtos necessitam ser certificados, pois isso garante que eles cumpram com todos os requisitos necessários. Os acessórios básicos para uma operação de jateamento são o capacete com sinalizador de pressão mínima, avental, luvas, mangueira e condicionador de ar.

epi para jatista

Alguns dos benefícios do capacete da CMV® são que ele é leve e resistente a choques e abrasão, possui excelente visibilidade e sistema anti-embaçamento. O capacete também é amplo permitindo que o operador utilize óculos, barba, etc, sem nenhuma dificuldade.


O conjunto completo de proteção para jatista da CMV® é fabricado conforme ABNT NBR 14750/2001 (item mandatório), aprovado pelo MSHA/NIOSH, CE e CA-32.708 (aprovado também na Europa e Estados Unidos). Você pode adquirir o conjunto completo ou os acessórios que necessita separadamente. Conte com o auxílio técnico e gratuito da nossa equipe de vendas.






645 visualizações
bottom of page