• CMV®

Reduzindo o custo por peça: parte 3

Falamos em outra edição sobre redução de custo por peça através dos consumíveis e também comentamos que para reduzir esses gastos é preciso saber quando o excesso de consumo de abrasivo está ocorrendo. O primeiro passo para estabelecer isso é analisando a energia de impacto (clique e confira matéria completa a respeito deste tema). Agora vamos listar outros fatores que influenciam nessa conta:



2. Averiguar se partes internas da turbina estão partindo o abrasivo


Ao realizar estudos, com fotografias que captam o que está acontecendo dentro da turbina, podemos perceber que o abrasivo sai da caixa de controle e passa para as palhetas. Tudo isso acontece de maneira muito rápida, uma ação bastante agressiva. Sendo assim: algumas peças da turbina vão se desgastar nesse processo e, consequentemente, não vão atingir a sua melhor performance. Neste caso não seria necessário fazer uma captação para observar este momento, apenas realizando as manutenções periódicas, já se evita um não aproveitamento completo.



3. Abrasivo colidindo nele mesmo


Isso ocorre quando o fluxo de abrasivo é elevado e não há uma redução no tempo de jateamento. Neste caso, só houve um aumento no consumo de abrasivo.


Isso significa que nem sempre aumentar o fluxo de abrasivo se traduz em cada uma dessas partículas indo de encontro a peça. Alguns podem estar voltando para trás e colidindo contra elas mesmas e criando uma espécie de onda de abrasivos batendo em abrasivos. Isso vai desgastar os mesmos e não vai ajudar no resultado final.



4. Abrasivo não impactando na peça


Outra grande fonte de desperdício é quando o abrasivo que está sendo lançado não está atingindo a peça. Ele está colidindo contra as paredes interna da máquina, porque não foi feito um estudo apropriado de qual seria a melhor maneira deste abrasivo "mirar" na peça e tratar ela da maneira mais efetiva possível.



Recapitulando o que constatamos:

  • Uma velocidade de lançamento mais rápida do abrasivo cria uma energia de impacto maior.

  • Quando você aumenta a velocidade, a quantidade de abrasivo lançada por minuto decresce usando a mesma potência em máquinas de jateamento com turbina.

  • Um abrasivo grande não é sinal da melhora no processo.

Localização

 

Brasil: Av. das Indústrias, 940 - Distrito Industrial, Cachoeirinha - RS, 94930-230

 

Estados Unidos: Florida | Orlando

 

Rússia: Sverdlovskaya oblast'

CMV®. Todos os direitos reservados.