top of page
  • CMV®

Economia de verdade


cmv jateamento

Desde o começo da nossa história, nosso logotipo sempre foi verde. Mas o que muitas pessoas não sabem é que não somos verdes apenas na nossa marca. Buscamos potencializar ao máximo em nossos produtos a eficiência energética e a otimização de recursos, como a mão-de-obra e o uso de abrasivos.



Essa preocupação não é de agora. Um dos exemplos mais antigos que temos em relação a isso é o nosso gabinete de jateamento por sucção, GS-9075 X. Comparando esse modelo a similares de outros fabricantes percebe-se que o mesmo utiliza menor potência de ventilação, otimiza a área ocupada, possui uma melhor classificação de abrasivos (sistema patenteado), dispõe de excelente ergonomia e maior produtividade com o mesmo consumo de ar comprimido, devido ao desenho da pistola e dos bicos.


Outro pioneirismo foi no desenvolvimento de rolos compactadores vibratórios rebocáveis sem motor a explosão (produto patenteado à época). Esse rolo compactador proporciona menos gasto com combustíveis, baixa manutenção e menor geração de poluentes.


Já as nossas máquinas de jateamento pressurizadas são equipadas com válvulas e conexões de grande diâmetro para evitar perdas de pressão e vazão. Fazemos o dimensionamento correto de mangueiras e utilizamos sempre bicos tipo venturi longo com diâmetro de entrada adequado a bitola dos mesmos (exemplo 32 mm no bico de 9,5mm), evitando assim turbulências e consequentes perdas de produtividade.


coletor de pó cmv

Nosso coletor de pó também é destaque nesse sentido. Ele pode ser empregado em cabines de jateamento, nas máquinas de jateamento turbinadas, além de outras aplicações, como para indústria farmacêutica , cimenteira, etc. O coletor de pó BMF possui um fluxo de ar descendente (exclusivo e patenteado).


Esse sistema reduz as perdas de carga do equipamento possibilitando o trabalho com ventiladores de menor pressão estática, o que se traduz em menor potência instalada e baixo nível de ruído.


turbina de jateamento cmv

Possuímos diversos modelos de turbinas (algumas patenteadas) para se adequar aos mais diversos tipos de aplicação. Embora as aplicações sejam diferentes, o que essas turbinas tem em comum é que todas elas proporcionam alto desempenho. Normalmente obtemos um ganho de eficiência de 15% à 30%, quando comparado aos nossos concorrentes.

Já os nossos novos purificadores de abrasivos, essenciais no processo de jateamento e que são empregados em máquinas turbinadas e cabines, reduzem o consumo de abrasivo e o desgaste dos componentes do equipamento.


equipe de projeto - CMV jateamento

O mais importante de tudo é a avaliação que fazemos das necessidades dos nossos clientes. Para nós não basta apenas obter a produção e o acabamento desejado pelo cliente. Além de de atender esses aspectos, buscamos sempre desenvolver a solução que otimize os recursos utilizados.

Um exemplo forte disso é o dimensionamento da câmara de jateamento das máquinas e do posicionamento das turbinas. Não "empurramos" uma máquina padrão, se um equipamento desenvolvido especialmente para a aplicação do cliente poderia proporcionar vantagens significativas. Em alguns casos já obtivemos redução de consumo de energia, abrasivos e de desgaste da máquina em mais de 50%.

Toda essa eficiência energética é um reflexo do investimento da empresa no desenvolvimento de nossos produtos, colocando a necessidade dos nossos clientes sempre em primeiro lugar.

A nossa equipe de vendas está pronta para atendê-lo e buscar entender da melhor forma possível como otimizar os recursos da sua empresa. Fale conosco.



bottom of page