• CMV®

Qual a melhor máquina de jateamento?

São muitas as dúvidas que surgem no momento de escolher uma máquina de jateamento: qual é o equipamento mais potente? Econômico? Eficaz? Ecológico?


A realidade é que a melhor máquina de jateamento é sempre aquela que for mais adequada à aplicação da sua empresa. Há diversos sites que vendem máquinas prontas e sem a necessidade de consulta, mas o que muitas vezes pode ocorrer em um processo assim, sem uma conversação prévia, é uma compra equivocada que poderá gerar prejuízo ou simplesmente ficar distante do ápice de produção.


maquina de jateamento

Para saber qual a melhor máquina de jateamento para a sua atividade é preciso estabelecer alguns fatores essenciais. Veja abaixo alguns itens que falaremos de maneira mais detalhada à frente.


  1. Produção

  2. Tamanho das peças

  3. Material


1. Produção (quantas peças necessitam ser jateadas por dia)


A produção é um dos principais itens, senão o mais importante, quando falamos da escolha de uma máquina de jateamento. É necessário saber quantas peças se pretende jatear por dia, não importando neste momento se estas peças são diferentes entre si. Em resumo, é preciso estabelecer qual o volume desejado em um dia de trabalho ou hora.


2. Tamanho das peças a serem tratadas


Outro fator essencial é saber qual a medida da peça a ser tratada. É muito comum que seja necessário tratar peças de diferentes tamanhos. Neste caso é necessário eleger as dimensões da peça de menor e de maior tamanho. O desenho da peça pode ser englobado neste item, pois há formas que são bem complexas de serem jateadas e outras não. Exemplo: dificuldade de acesso à área a ser tratada.


3. Material que receberá tratamento

jateamento

Outro fator que interfere na escolha da máquina de jateamento é o material que será tratado. Alguns exemplos de materiais que podem ser jateados são: aço inox, ferro, metal, vidro, acrílico, madeira. É preciso saber qual material receberá tratamento, pois isso mudará o tipo de abrasivo que será empregado nesta peça e consequentemente qual o equipamento mais adequado.


A verdade é que há diversos outros fatores que podem ser considerados. No caso do tratamento de uma superfície de aço, por exemplo, a rugosidade pretendida também é algo muito importante. Mas entrando em contato com a CMV® você não precisa se preocupar com nada disso, pois possuímos uma equipe especializada que está disposta a instruir e retirar dúvidas de jateamento ou pintura que você ou a equipe da sua empresa tenha de maneira totalmente gratuita.



16 visualizações