• CMV®

Jato úmido x jato seco

Na matéria de hoje explicamos um pouco das particularidades de cada equipamento e suas principais vantagens. Na máquina de jato seco, a granalha de aço pode ser reutilizada centenas de vezes e, por isso, é extremamente ecológica. Esse é um dos fatores que fazem com que esse equipamento continue sendo a opção mais econômica, produtiva e ecologicamente correta.


Purificador de abrasivo sobre pallet

No mercado norte-americano, costuma-se utilizar o jato seco sempre que possível. Quando há aplicações em campo, com a possibilidade de contenção da área jateada (envelopamento), utiliza-se o equipamento associado à purificadores de abrasivos móveis (ARM). O Garnet é o abrasivo mais popular nessas aplicações.


Já no Brasil, essa técnica é pouco utilizada. Nossas vendas deste tipo de produto (ARM) são destinadas em 98% ao mercado americano.





Em alguns casos, a possibilidade de recuperar e reaproveitar o abrasivo pode ser demorada e custosa, o que acaba não compensando. Nesse cenário, recomenda-se a utilização do jato úmido que demanda muito menos preparo para a realização do serviço.


Em resumo, o serviço com o jato úmido pode ser realizado de maneira mais simples, já que não é necessário realizar um "envelopamento" do local. Esse equipamento não gera pó e não afeta instalações vizinhas a área de trabalho.

Equipamento de jato úmido

Ao selecionar o jato úmido, o importante é saber que quanto mais água a máquina utilizar, menos produtiva ela será. A água funciona como um inibidor do atrito e em volumes altos acaba também reduzindo a rugosidade.


Existem diversos sistemas de jato úmido. Os que conseguem operar com menor volume de água são os que trabalham com abrasivo seco e fazem injeção de água logo após a saída da válvula dosadora de abrasivo, umedecendo o abrasivo apenas o suficiente para não gerar pó - sistema utilizado pela CMV.

Os equipamentos de jateamento úmido CMV possuem o menor consumo de água por  jateado do mercado. Por este motivo, são os mais eficientes e produtivos. As máquinas com este sistema operacional também podem ser utilizadas para lavar as superfícies (utilizando apenas ar e água), para secar (usando ar) e, logicamente, para efetuar o jateamento úmido, combinando ar, abrasivo e água.


O jateamento úmido, também pode ser aplicado no jateamento de chapas finas, como a lataria de um carro. Neste caso, a vantagem do jato úmido é que ele (devidamente regulado) não deforma a peça jateada, fato comum no jato seco.


A CMV possui equipe de vendas técnica que pode auxiliá-los na seleção do equipamento mais adequado a sua atividade. Fale conosco hoje mesmo. Orçamento sem compromisso.


200 visualizações

Aceitamos cartão BNDES

Localização

 

Brasil: Av. das Indústrias, 940 - Distrito Industrial, Cachoeirinha - RS, 94930-230

Estados Unidos: 14955 Hawksmoor Run Cir, Orlando, FL 32828

Rússia: Ulitsa Bazhova, 174, Yekaterinburg, Sverdlovskaya oblast', Rússia, 620026

Siga-nos

  • Vídeos da CMV - Líder em jateamento
  • Instagram CMV - Líder em jateamento
  • Facebook CMV - Líder em jateamento
  • trabalhe na cmv jateamento