top of page
  • CMV®

Jato úmido x jato seco

Existem diversas diferenças entre equipamentos de jato seco e jato úmido. Por isso, enumeramos as principais vantagens e particularidades de cada um para que seja possível visualizar o que faz mais sentido para sua empresa.



Na máquina de jato seco, a granalha de aço pode ser reutilizada centenas de vezes e, por isso, é extremamente ecológica. Esse é um dos fatores que fazem com que esse equipamento continue sendo a opção mais econômica, produtiva e ecologicamente correta.


máquina recuperadora de abrasivos portátil
Purificador de abrasivo sobre pallet

No mercado norte-americano, costuma-se utilizar o jato seco sempre que possível. Quando há aplicações em campo, com a possibilidade de contenção da área jateada (envelopamento), utiliza-se o equipamento associado à purificadores de abrasivos móveis (ARM). O Garnet é o abrasivo mais popular nessas aplicações.


Já no Brasil, essa técnica é pouco utilizada. Nossas vendas deste tipo de produto (ARM) são destinadas em 98% ao mercado americano.





Em alguns casos, a possibilidade de recuperar e reaproveitar o abrasivo pode ser demorada e custosa, o que acaba não compensando. Nesse cenário, recomenda-se a utilização do jato úmido que demanda muito menos preparo para a realização do serviço.


Em resumo, o serviço com o jato úmido pode ser realizado de maneira mais simples, já que não é necessário realizar um "envelopamento" do local. Esse equipamento não gera pó e não afeta instalações vizinhas a área de trabalho.

máquina de jato úmido portátil da CMV
Equipamento de jato úmido

Ao selecionar o jato úmido, o importante é saber que quanto mais água a máquina utilizar, menos produtiva ela será. A água funciona como um inibidor do atrito e em volumes altos acaba também reduzindo a rugosidade.


Existem diversos sistemas de jato úmido. Os que conseguem operar com menor volume de água são os que trabalham com abrasivo seco e fazem injeção de água logo após a saída da válvula dosadora de abrasivo, umedecendo o abrasivo apenas o suficiente para não gerar pó - sistema utilizado pela CMV®.

Os equipamentos de jateamento úmido CMV® possuem o menor consumo de água por  jateado do mercado. Por este motivo, são os mais eficientes e produtivos. As máquinas com este sistema operacional também podem ser utilizadas para lavar as superfícies (utilizando apenas ar e água), para secar (usando ar) e, logicamente, para efetuar o jateamento úmido, combinando ar, abrasivo e água.


O jateamento úmido, também pode ser aplicado no jateamento de chapas finas, como a lataria de um carro. Neste caso, a vantagem do jato úmido é que ele (devidamente regulado) não deforma a peça jateada, fato comum no jato seco.


A CMV® possui equipe de vendas técnica que pode auxiliá-los na seleção do equipamento mais adequado a sua atividade. Fale conosco hoje mesmo.



1.058 visualizações
bottom of page