top of page

Veja mais conteúdos clicando nas categorias abaixo

CMV®

Jateamento com turbina x jateamento com ar comprimido

A maioria das aplicações de jateamento para aço utiliza o método de jateamento com ar comprimido. Esse método, embora eficaz, geralmente exige um alto nível de envolvimento do operador, que muitas vezes precisa trabalhar em um gabinete ou dentro de uma cabine de jateamento. Por outro lado, o jateamento turbinado, que utiliza granalha de aço, oferece vantagens significativas ao reduzir drasticamente o tempo de execução, o esforço do operador e o custo operacional.


A seguir, exploraremos as principais diferenças entre esses dois sistemas de jateamento.


Princípios do jateamento turbinado:


No jateamento turbinado, o abrasivo é lançado por meio da força centrífuga gerada pela turbina, que direciona o material de forma controlada e precisa para a área desejada. A eficácia desse método depende do tipo de equipamento utilizado, como a máquina de jateamento com esteira da CMV, a ET (esteira tamboreadora).

como funciona o jateamento com turbina

No processo de jateamento com a esteira tamboreadora, as peças são carregadas na câmara de jateamento, onde, como o próprio nome indica, elas "tombam" ou são tamboreadas, garantindo que todas as superfícies sejam igualmente expostas ao leque de abrasivo gerado pela turbina.


Essa abordagem oferece uma otimização significativa em comparação com o jateamento com ar comprimido, onde o operador precisa jatear cada peça individualmente. Com o jateamento turbinado, o operador apenas carrega as peças no equipamento, permitindo que todas sejam jateadas simultaneamente, resultando em um acabamento uniforme em um tempo consideravelmente menor.


Componentes do equipamento de jateamento turbinado:


A seguir, detalharemos alguns dos principais componentes que compõem a estrutura do equipamento de jateamento turbinado.


jateamento turbinado

Princípios do jateamento por ar comprimido


No jateamento por ar comprimido, o abrasivo é impulsionado pelo ar pressurizado, sendo expelido por um ou mais bicos diretamente sobre a superfície a ser tratada. Dependendo do sistema utilizado, o abrasivo pode ser pressurizado ou succionado a partir de um tanque. Para ilustrar, vamos abordar o funcionamento do gabinete de jateamento por sucção da CMV.


funcionamento gabinete de jateamento por sucção

Abaixo há um comparativo entre as principais diferenças, vantagens e desvantagens dos processos de jateamento com turbina e com ar comprimido, ajudando você a determinar qual opção é mais adequada para as necessidades da sua empresa.



Interessado em mudar o seu sistema de jateamento? Fale com a nossa equipe de vendas hoje mesmo e comece a otimizar sua produção.




501 visualizações
bottom of page