• CMV®

Jateamento com turbina x jateamento com ar comprimido

A maioria das aplicações de jateamento para aço são realizadas utilizando os métodos de jateamento com ar comprimido. No entanto, esse método normalmente requer bastante do operador fazendo com que, na maioria dos casos, ele trabalhe com um gabinete ou dentro de uma cabine de jateamento. Já no jateamento turbinado, com o uso de granalha de aço, se reduz drasticamente o tempo de jato, o envolvimento do operador e o custo operacional em geral.


Veja abaixo quais são as maiores diferenças entre os dois sistemas de jateamento.


Princípios do jateamento turbinado:


O jateamento turbinado lança o abrasivo através da força centrífuga que é gerada pela turbina. Esse abrasivo é lançado de maneira controlada e em uma direção específica.

como funciona o jateamento com turbina

As particularidades do jateamento turbinado variam conforme o equipamento. Aqui estamos dando como exemplo a máquina de jateamento com esteira da CMV, a ET (esteira tamboreadora). No jateamento com a esteira tamboreadora as peças são carregadas na câmara de jateamento. Dentro dessa câmara, como o próprio nome sugere, as peças vão "tombando"/tamboreando de forma que todas elas tenham o mesmo tipo de exposição ao leque de abrasivo gerado pela turbina.


Na prática isso significa uma otimização muito grande, pois enquanto na máquina de jateamento com ar comprimido o operador iria jatear uma peça por vez, na máquina de jato turbinada ele teria que apenas carregar as peças no equipamento, jateando todas de uma vez só. O acabamento fica uniforme em um tempo muito, muito menor.


Veja abaixo alguns itens que compõem a estrutura do equipamento turbinado.


jateamento turbinado

Princípios do jateamento por ar comprimido


No jateamento por ar comprimido o abrasivo é pressurizado ou succionado em um tanque e depois expelido através de um ou diversos bicos. Veja abaixo como funciona o gabinete de jateamento por sucção da CMV.


funcionamento gabinete de jateamento por sucção

Realizamos um comparativo com as principais diferenças, vantagens e desvantagens no processo de jateamento com turbina e com ar comprimido. Veja o que faz mais sentido para a sua empresa.



Interessado em mudar o seu sistema? Fale com a nossa equipe de vendas hoje mesmo e comece a otimizar sua produção. Basta clicar aqui.


184 visualizações