top of page
  • CMV®

Qual é o melhor abrasivo para jateamento?

Um dos primeiros passos para se iniciar uma operação de jateamento é realizar a seleção correta dos materiais que serão empregados (abrasivos). Foi pensando nisso que listamos os principais atributos, aplicações e comportamento operacional destes materiais para que você consiga analisar o que faz mais sentido para a sua aplicação.



Lembrando que este levantamento dos tipos de abrasivo para jateamento tem como foco o mercado brasileiro e que o uso da areia ou de qualquer outro material que possa conter sílica-livre como abrasivo é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Por esse motivo não recomendamos o seu uso e o mesmo não aparece especificado.


1. Características gerais dos abrasivos



abrasivo para jateamento

Sua característica física (forma esférica, densidade elevada, dureza e resistência) e química (material inerte, não reagindo com a grande maioria das substâncias) lhe reserva um lugar de destaque para o jateamento a ar comprimido. A microesfera de vidro é usada para limpeza, acabamento acetinado de grande beleza, desrebarbamento de precisão, gravação ou decoração e é insubstituível para shot peening com baixa intensidade.


A microesfera de vidro praticamente não é abrasiva, o que garante um gigantesco campo de aplicação antes vedado ao processo. Limpar um carburador, desrebarbar agulhas hipodérmicas (são usuais esferas de 40 micros de diâmetro que passam cinco, uma ao lado da outra, no furo de uma agulha fina), limpar moldes em geral, shot peening em ferramentas de corte ou palhetas de turbinas de aviação e muitas outras importantes aplicações passaram a ser viáveis para este tipo de abrasivo para jateamento.



abrasivo para jateamento

A granalha de aço é fornecida em várias especificações. A granalha de aço esférica "shot" é empregada para eliminação de rebarbas maiores, para alguns casos de limpeza e acabamento e também é indispensável para shot peening com grandes intensidades. O custo operacional é pequeno pela sua grande durabilidade (300 a 400 ciclos) e por ser pouco abrasiva.




A granalha de aço angular é o material mais empregado para limpeza em geral e preparação das superfícies para aderência (ancoragem) de revestimentos. Esse tipo de granalha é mais abrasiva que as esféricas, mas igualmente econômicas.


abrasivo para jateamento

O óxido de alumínio é um produto altamente abrasivo e de grande dureza. Esse abrasivo para jateamento é extremamente eficiente para limpeza e ancoragem, inclusive para revestimentos de alta responsabilidade como aplicação de metalização ou plasma.


Materiais orgânicos


Cascas de noz/pêssego/castanha do Pará, sabugo de milho, ossos de peixe e outros, moídos e classificados, são empregados para limpeza de peças de alta precisão por serem ainda menos abrasivos e de efeito mais suave do que as esferas de vidro. São muito empregadas para desrebarbamento de plásticos quebradiços por não prejudicarem o brilho superficial.


2. Aplicações


Cada abrasivo para jateamento tem um comportamento peculiar. Veja abaixo qual o mais indicado para a sua aplicação:



3. Comportamento operacional


Para o comportamento operacional consideramos a ação abrasiva, a contaminação superficial, o nível de geração de pó, o acabamento, a limpeza e o custo operacional como um todo.



Outro fator importante quando falamos de abrasivos para jateamento é adquirir os mesmos de fornecedores certificados e que vendam insumos de qualidade.


A CMV® garante que todos os seus produtos cumprem com as mais rígidas normas de certificação. Você poder solicitar o orçamento do seu abrasivo sem qualquer compromisso, bastando enviar uma mensagem para nossa equipe de vendas.



2.581 visualizações
bottom of page