top of page
  • CMV®

Como obter um bom mix operacional

Um bom mix operacional é quando você emprega diferentes tipos de abrasivos para jateamento de maneira conjunta. O abrasivo grande faz a limpeza mais grossa e os menores fazem a cobertura. Uma vez que a camada de base foi rompida pelo abrasivo maior, as partículas menores vão entrar nos cantos e nas fendas e fazer o tratamento. Já o abrasivo médio faz um pouco dos dois.


purificador de abrasivos
Exemplo de purificador de abrasivos

Um dos principais pontos para a obtenção do mix operacional desejado é a regulagem do purificador de abrasivos, onde será estabelecido o ponto de descarte com a dimensão da granalha de aço que deve ser eliminada do sistema. Para ter certeza que tudo está dentro do planejado são recomendadas avaliações de granulometrias por meio de peneiras.


Para que o equipamento possa produzir desde o início da operação o acabamento e a produtividade desejada deve ser realizada a carga inicial com um mix.


Por exemplo: se você utiliza um abrasivo para jateamento S-390, pode adquirir também um abrasivo de S-330, um de S-280 e um de S-230. Obviamente que, abaixo de S-230, você não quer manter as partículas pequenas lá dentro do equipamento. Você não quer manter dentro do equipamento um tamanho de S-170 e de S-110. Você quer ter certeza que seu sistema está descartando esses tamanhos, porque se você não fizer, isso só vai estar desperdiçando energia, tempo, etc.


Muitas vezes, um abrasivo grosso é quebrado no processo, não se atingindo assim o mix operacional desejado. Nestes casos indica-se também que a reposição seja realizada com mais de um tipo de abrasivo.


Então como administrar corretamente o mix operacional de abrasivos?


Primeiramente é necessário determinar qual será o ponto de descarte, isso varia em função da aplicação. Abaixo alguns exemplos genéricos, mas bastante práticos:


Preparação de superfícies = ¼ do tamanho nominal

Fundidos com areia = ¼ do tamanho nominal*

Shot peening = ½ do tamanho nominal

*Nos fundidos com areia, para este tamanho de descarte, é indispensável ter separador magnético no equipamento. Não existindo separador magnético, sugere-se que o ponto de descarte seja de 1/3 do tamanho nominal, a fim de evitar desgaste no equipamento pela presença de areia.


Com o ponto de descarte e o purificador ajustados, outro ponto a ser verificado é a adição de abrasivo novo no sistema. Em função das granalhas irem se desgastando, se não houver cuidado nesta adição, o tamanho médio dos grãos vai reduzindo. Consequentemente, o volume total de abrasivo no silo também vai diminuindo, até que não é mais possível alimentar a(s) turbina(s).

Quando isso acontece os tempos de jateamento começam a aumentar, o custo por peça jateada será muito mais alto e a qualidade do jateamento também será afetada. Até o ponto quente da turbina sofre pequenas variações, o que pode implicar em desgaste prematuro dos componentes. Mesmo ocasionando todos esses problemas, a falta de adição controlada de abrasivo é um problema bastante comum.

A recomendação é que ela seja realizada com o menor intervalo de tempo possível. Quanto mais constante a adição de abrasivo novo no sistema, melhor será o processo. A adição - em operações de limpeza - nunca deverá ser maior que 10% do volume total de granalha no sistema. Senão, se obtêm variações muito grandes de desempenho e de qualidade do jateamento. Para facilitar esse controle, recomendamos a utilização de adicionadores automáticos de abrasivo, que podem ser instalados em equipamentos existentes de qualquer marca.

O adicionador consiste em um silo de abrasivos que é instalado, preferencialmente, junto ao elevador de canecas. Um sensor de nível é inserido no silo existente da máquina de jateamento. Esse adicionador possui uma lógica operacional, realizando leituras de nível do abrasivo e através de uma válvula pneumática, ele descarrega por alguns segundos abrasivo novo no sistema.

Há também no adicionador de abrasivos mais dois sensores de nível. Ambos sinalizam a necessidade de reabastecimento do mesmo. Se esse abastecimento não ocorrer, a operação de jateamento é interrompida por falta de abrasivo.

Quer saber como otimizar ainda mais seu processo de jateamento?


Fale com a nossa equipe de vendas para que possamos lhe oferecer todo suporte necessário. Trabalhamos com uma gama extensa de produtos, que vão de acessórios de jateamento até equipamentos.



306 visualizações
bottom of page