top of page
  • CMV®

Problemas com abrasivo para jateamento

O abrasivo para jateamento é um dos principais consumíveis de uma máquina de jato. Por isso quando falamos da otimização dos recursos de um processo de jateamento, reduzir o consumo do abrasivo e fazer o melhor proveito dele é um dos itens mais essenciais na operação.


Primeiramente quando se almeja reduzir o consumo do abrasivo para jateamento é necessário determinar qual o tamanho do abrasivo e qual a velocidade de lançamento é apropriada a sua aplicação.


O exemplo na imagem abaixo mostra o estrago ocasionado ao utilizar um abrasivo para jateamento muito grosso. A ferrugem/sujeira está representada em marrom e o metal em cinza.


abrasivo para jateamento
Operação com abrasivo muito grosso

Perceba que ao utilizar um abrasivo maior que o necessário ele começa a ocasionar uma rugosidade excessivamente elevada e até mesmo danos a peça tratada. Além de ter um acabamento irregular, pois uma parte do metal que não pode e não necessita ser retirada é extraída.


Agora vejamos outro cenário no qual abrasivo muito fino é utilizado. Ao utilizar um abrasivo pequeno talvez não se consiga retirar toda a parte que necessita ser eliminada da peça. Isso acontece, pois não há energia de impacto suficiente para realizar tal ação.


abrasivo para jateamento
Operação com abrasivo muito fino

Mas então, como balancear o uso do abrasivo para jateamento?

Algumas dicas que nós damos ao selecionar um abrasivo é que um abrasivo grosso (normalmente) vai quebrar mais facilmente. Então é preciso encontrar o menor abrasivo possível para a sua aplicação. Ao fazer isso se ganha mais impactos por quilo.


Exemplo: se você está lançando um abrasivo de S-460 você pode obter 200 mil impactos por kg. Mas se você aumentasse sua velocidade, você poderia utilizar um abrasivo mais fino, como uma granalha S-330. A energia de impacto por partícula seria mantida, mas o número de impactos por quilo seria aumentado para 330 mil. Isso faz com que o processo de jateamento se torne mais rápido e consequentemente muito mais eficaz.


Lembrando que um abrasivo mais grosso não dura mais. Ele só necessita ser grande o suficiente para quebrar a sujeira que necessita ser retirada da superfície a ser trabalhada. Então você sempre tem que escolher o abrasivo mais fino possível para a sua aplicação.


Fale com a nossa equipe de vendas para que eles possam indicar qual abrasivo para jateamento é o mais indicado para a sua atividade.



218 visualizações
bottom of page