O jateamento é um processo que tem como finalidade melhorar o acabamento de peças e superfícies. Através dele é possível ter uma melhor aderência de um acabamento posterior, como a pintura.
Veja outras perguntas que separamos relacionadas à jateamento para que se entenda melhor a finalidade do mesmo:
O que é o processo de jateamento?
O processo de jateamento é realizado através de uma máquina de jateamento que lançará partículas (abrasivo) em alta velocidade em direção a uma peça ou superfície (parede, piso) que necessita receber o acabamento.
Quais são os tipos de jateamento?
O jateamento pode ser realizado através de uma máquina de jateamento com turbina ou a ar comprimido. Há diversas variações conforme de equipamentos, mas de uma maneira geral, pode-se afirmar que no jateamento turbinado o abrasivo é lançado através da força centrífuga que é gerada pela turbina.
Já no jateamento por ar comprimido o abrasivo é pressurizado ou succionado em um tanque e depois expelido através de um bico.
Como funciona o jateamento abrasivo?
Embora seja uma pergunta comum, vale ressaltar que todo processo de jateamento é realizado através de um abrasivo. Alguns exemplos de abrasivos são a microesfera de vidro, a granalha de aço esférica, a granalha de aço angular, o óxido de alumínio e alguns materiais orgânicos, como casca de noz e castanhas. O uso da areia ou de qualquer outro material que possa conter sílica-livre como abrasivo é proibido no Brasil e em diversos outros locais.
Se você tem dúvida de qual máquina de jateamento faz mais sentido para a sua atividade, conte com a consultoria técnica e gratuita da CMV®. Informando a sua necessidade, podemos indicar qual equipamento é mais apropriado para a sua aplicação.
Todos os equipamentos da CMV® atendem as normas brasileiras e possuem o melhor desempenho do mercado. Combinando alta performance e baixo custo operacional.