top of page
  • CMV®

Tipos de cabine de jateamento

Uma vez que as operações de jato seco necessitam ocorrer dentro de um espaço confinado, normalmente adquire-se uma cabine de jateamento para a realizar esta operação. Essa cabine pode ter dimensões muito diferentes (dependendo do produto que necessita ser tratado). No entanto, há algumas configurações básicas que pode-se dizer que são comuns entre as cabines de jato. Veja os assuntos que iremos tratar nesta publicação:



1. Itens básicos que compõem uma cabine de jateamento


A primeira preocupação ao procurar uma cabine de jateamento é ver se a mesma atende às normas brasileiras. Parece um item um tanto óbvio, mas é importante estar atento. Há muitos concorrentes no mercado brasileiro que, para ter um preço mais competitivo, produzem equipamentos que não atendem as normas e regulamentações mandatórias, com único fim de baratear custos. O não cumprimento das normas pode trazer riscos sérios à saúde e a segurança dos operadores, além do fato de que uma possível fiscalização pode gerar a interdição da empresa que opera com um equipamento fora de norma.


Lembrando que uma cabine de jateamento pode ter muitos opcionais, mas alguns itens básicos que compõem a mesma são: a câmara de trabalho, porta(s) de serviço, luminárias, transporte horizontal do abrasivo, painel de comando, máquina de jateamento, elevador de canecas, purificador de abrasivos e o sistema de exaustão.


cabine de jateamento

2. Como a cabine de jateamento pode ser mais eficaz


Uma cabine de jateamento pode ser incrivelmente mais eficaz quando visa a otimização dos seus componentes (citados acima) e também quando seu método construtivo garante uma maior economia de energia e de abrasivo, seus maiores gastos.


Lembrando que as cabines de jateamento podem ser móveis quando são tipo container ou podem necessitar de uma fundação extremamente reduzida. A verdade é que quase tudo é adaptável ao que for ser mais lucrativo para a necessidade do cliente. Por isso fique atento ao fazer orçamentos se o fabricante está disposto a ofertar uma cabine que de fato cumpra com as suas necessidades.


3. Qual a melhor cabine de jateamento disponível no mercado brasileiro?


Sem dúvidas, a melhor cabine de jateamento é a da CMV®, pela combinação dos fatores abaixo:


  • Melhor visibilidade devido ao fluxo descendente de ar no interior da cabine. Este sistema é o que melhor atende às condições de saúde ocupacional para o(s) operador(es), já que os particulados nocivos à saúde são direcionados para baixo.

  • Redução do consumo de abrasivo e desgaste do equipamento, devido ao purificador de abrasivo extremamente eficiente.

  • Menor necessidade de fundações.

  • Coletor de pó com fluxo de ar descendente que minimiza o consumo de energia e proporciona maior vida útil aos elementos filtrantes.

  • Recolhimento de abrasivo em todo o piso, aumentando a produtividade.

  • Transportador de abrasivos com baixo custo de manutenção.


Fale com a nossa equipe de especialistas para que eles possam dizer qual cabine de jateamento é mais adequada a sua atividade. O orçamento é gratuito e sem qualquer compromisso.





74 visualizações
bottom of page