top of page
  • CMV®

Guia para máquinas de jateamento

Existem diversos fatores que importam no momento de adquirir uma máquina de jateamento. A dimensão da peça, do que ela é feita, o volume de produção necessário (quantas peças necessitam de acabamento por dia ou hora) e também o tipo de acabamento desejado (limpeza, remoção de tinta, desenferrujamento, etc). Foi pensando nisso que montamos um guia de máquinas de jateamento. Esse material serve como instrução para visualizar o tipo de máquina que possivelmente possa atender a sua necessidade.


Vale ressaltar que esta é uma estimativa e que, além disso, as máquinas de jateamento da CMV® podem ser customizadas para melhor atender a necessidade da sua empresa. Nós prestamos consultoria técnica gratuita para nossos clientes, conversamos e analisamos qual máquina de jateamento atende melhor a sua necessidade, visando o melhor custo benefício do mercado.


Veja abaixo a máquina de jateamento recomendada, clicando em um dos itens de seu interesse. Se preferir, pode tirar suas dúvidas falando diretamente com nossa equipe de vendas preenchendo o formulário.



Máquina de jateamento recomendada por área industrial




Aeroespacial


shot peening

Essa é a indústria que proporcionalmente mais utiliza shot peening. Há uma infinidade de componentes das aeronaves que são tratados com shot peening, entre eles diversos componentes das turbinas, peças estruturais e do trem de pouso.



Alumínio


Jateamento em peças de alumínio


Cada vez se faz mais necessário para a indústria a preparação de superfícies de peças fundidas e de alumínio. Estamos preparados para esta demanda, atendendo a necessidade de nossos clientes visando o melhor custo-benefício do mercado. Possuímos diversas máquinas especialmente desenvolvidas para o tratamento de superfície e rebarbação de peças de alumínio. Veja alguns exemplos:


Aros e rodas


jateamento rodas

Desenvolvemos uma máquina destinada a jatear especificamente aros e rodas de alumínio. A sua capacidade impressiona, visto que o processo leva somente 6 minutos para ficar pronto.


Vantagens:

• Jateamento automático e uniforme

• O operador realiza apenas carga e descarga do material.




Formas


Já desenvolvemos máquinas para jateamento automático de diferentes tipos de formas.





Perfil de alumínio


Máquina de jateamento automático de perfis de alumínio



Armamentista


Componentes de pistolas



Para atender a demanda de uma das maiores fabricantes de armas mundiais, desenvolvemos um equipamento de jateamento com possui mesa indexada, planetários substituíveis para os diversos componentes a serem jateados e duas turbinas B-306 com 5 HP cada uma. O tempo de jateamento para cada peça é em média de 10 segundos.




Automotiva


Possuímos muitas soluções especialmente desenvolvidas para a indústria automotiva. O equipamento a ser utilizado vai depender muito da peça que receberá o tratamento. Elencamos abaixo alguns exemplos de peças e máquina de jateamento apropriada para a operação:


Anéis sincronizadores



A máquina em questão possui sistema de reciclagem de abrasivos extremamente eficiente, o que possibilita a obtenção de uma faixa de rugosidade bastante estreita. O novo sistema de indexação da mesa garante o posicionamento extremamente preciso das peças frente ao bico de jateamento, proporcionando um acabamento uniforme.


Barras estabilizadoras



A barra estabilizadora localiza-se em grande parte dos veículos na suspensão dianteira e em alguns modelos na traseira. É um equipamento fundamental para a estabilidade do veículo e, portanto, se faz necessário uma máquina de jateamento com acabamento de alta precisão (shot peening).




Chassis


Já desenvolvemos algumas máquinas de jateamento com foco específico em chassi. É preciso avaliar cada caso, mas veja alguns exemplos nos vídeos abaixo:



Essa máquina de jateamento com gancheira foi desenvolvida para jatear chassis soldados com 1030 x 1320 x 7900 mm (largura x altura x comprimento) e pesando 500 kg.




Já esse equipamento foi customizado visando o jateamento para chassi de caminhão




Longarina



No caso de longarinas de caminhões, recomendamos o uso de uma máquina de jateamento com gancheira contínua. Veja um exemplo: Esse equipamento de jateamento possui 4 turbinas de 40 CV (30Kw) cada com velocidade de passagem é de 3 m/min.




Restauração de peças



A restauração de peças automotivas é uma demanda muito grande em diversos estados do nosso país. Recomendamos o uso de uma máquina de jato úmido que é capaz de tratar a peça com facilidade e sem criar deformações.




Tambores de freios



Desenvolvemos uma máquina de jateamento automático com mesa roletada para tambores de freio.




Válvulas para injeção de combustível



Veja no vídeo abaixo o equipamento de jateamento que foi desenvolvido para o jateamento de válvulas para injeção de combustível e que realiza a produção de 70 peças por minuto.O gabinete ainda está sem o acabamento final, pois estava em fase de testes em nossa matriz.





Barras e tubos redondos, quadrados ou hexagonais



A CMV® possui tecnologia de ponta para tratar barras e tubos, independentemente do formato dos mesmos. É possível tratar diferentes tipos de barras e perfis em um único equipamento de jateamento, devido a um rolo vertical de apoio que pode ser instalado na mesa do equipamento, fazendo com que diferentes formatos de barras avancem de maneira helicoidal.



Chapas de aço


Possuímos equipamentos especialmente desenvolvidos para acabamento de superfícies de chapas de aço. Veja alguns exemplos de máquinas que foram confeccionadas:






Construção


Estruturas metálicas



Fornecemos apenas o equipamento de jateamento ou a linha completa, que inclui: transportador, sopro, secagem, jateamento, limpeza (varrimento e sopro), pintura, secagem da tinta, com fornos a gás ou elétricos e tratamento dos voláteis (VOC), eventualmente gerados no processo.

Há também soluções para o jateamento de estruturas já soldadas, incluindo o sistema de transporte, que pode ser feito através de transportadores aéreos ou de mesas roletadas.





Desenvolvemos uma máquina de jateamento de alto desempenho apropriada para o jateamento de pisos de chapas ou concreto.




Energia


Dutos de gás/óleo

Energia eólica



Estamos preparados para atender as mais diversas demandas da indústria de energia. Os dutos, tanto de gás, quanto de óleo necessitam de limpeza, preparação para corrosão e revestimento de proteção final. A CMV® atende todas a essas demandas com máquinas de jateamento de tubos. Também possuímos linha de jateamento e pintura e de revestimento de tubos.


Veja algumas máquina de tubos nossas em operação:





Estaleiros


A indústria naval apresenta grandes desafios em termos de tratamento de superfícies. Para esta aplicação, além do tratamento em si, é necessário a limpeza, a pintura e o revestimento anti corrosão.


Veja algumas de nossas soluções especialmente indicada para esta indústria:



Somos referência no que tange a construção de cabines para estaleiros, tendo em nossa experiência a fabricação da maior cabine de jateamento e pintura da América Latina. Uns anos depois, desenvolvemos uma cabine de pintura com a maior porta em vão livre da América Latina. Veja os detalhes de dois projetos com foco em estaleiros.



É possível adquirir apenas parte do equipamento ou a linha completa, que inclui transportador, sopro, secagem, jateamento, limpeza (varrimento e sopro), pintura e secagem da tinta (com fornos a gás ou elétricos), além do tratamento dos voláteis (VOC) eventualmente gerados no processo.



Quando se faz necessária apenas a manutenção e reparo, dispomos de máquinas de jateamento móveis que atendem muito bem a esta demanda.



Fabricação geral


Não importa qual seja a sua demanda, possuímos uma máquina de jateamento que pode atendê-la. Fabricamos tanto equipamentos standard quanto máquinas customizadas, o que for necessário para melhor atender a necessidade de nossos clientes. De pequeno a grande porte, desenvolvemos máquina de jateamento com o melhor desempenho do mercado.


Conheça nossos produtos. Se preferir, fale com a nossa equipe de vendas. Prestamos consultoria técnica gratuita para que possamos entender qual a melhor máquina para a sua empresa.



Fundição


Peças forjadas, estampadas, injetadas e fundidas



Esta máquina é indicada para o jateamento e shot peening de peças forjadas, estampadas, injetadas e fundidas. De alta eficiência, é capaz de jatear de maneira uniforme diversas peças ao mesmo tempo.




Metais leves


Há peças fundidas de metais que requerem uma atenção especial, uma vez que podem estar sujeitas a dados no impacto. Neste caso, não é recomendada a máquina de jateamento com esteira tamboreadora (citada acima), pois o tamboreamento poderia causar dano. E sim, uma máquina de gancheira ou até mesmo com esteira de arame. Em ambos equipamentos, todas as faces da peça são jateadas de uma vez só, porém sem o risco de haver algum dano.








1.797 visualizações
bottom of page