top of page
  • CMV®

Como melhorar sua máquina de jateamento pressurizado

Uma das principais preocupações de quem já investiu na compra de uma máquina de jateamento é pensar se existem maneiras de melhorar a sua performance. Isso porque o investimento maior já foi feito e sabe-se que um incremento no equipamento resulta em muita economia para a empresa.


A máquina de jato pressurizado é uma das mais utilizadas pela indústria, tanto pela sua versatilidade quanto pelo seu viés econômico. Portanto, vamos abordar maneiras que você pode otimizar o desempenho do seu jato pressurizado, seja ele CMV® ou não. Veja os tópicos que iremos tratar nesta publicação:



1. Otimizador de fluxo


Não à toa este é o primeiro item da listagem. Este dispositivo é o que com certeza fará a maior diferença no desempenho do seu jato pressurizado. Colocando um otimizador de abrasivo na sua máquina de jato pressurizado você deixará ela 25% mais rápida, além de economizar cerca de 25% de abrasivo.

otimizador de fluxo

Apesar de pequeno, esse dispositivo é extremamente poderoso e revolucionário. E o melhor, pode ser colocado em praticamente qualquer máquina de jateamento. Você pode conferir nesta matéria o comparativo que fizemos de desenvolvimento do equipamento com e sem o otimizador instalado. Certamente o retorno do investimento ocorrerá em um tempo bastante curto.


2. Válvula dosadora de abrasivo pneumática


A segurança e o conforto de um jatista são traduzidas em uma operação de jateamento mais rápida e eficiente. E uma das maneiras de se proporcionar isso é através da nova válvula dosadora de abrasivo da CMV®.


valvula dosadora de abrasivo

Essa nova válvula dosadora é a que possui o melhor desempenho do mercado atualmente, podendo ser adaptada a praticamente qualquer máquina de jateamento. A sua maior mudança em relação a válvula antiga, é que a nova válvula está equipada com um sistema pneumático. Esse sistema permite que a nova válvula dosadora opere em conjunto com o comando à distância, tornando possível pausar e iniciar a operação de jateamento com o apertar de um gatilho. Simples assim.


3. Bico venturi longo


Se sabe que a escolha do bico para jateamento influencia (e muito) no resultado da operação de jateamento. Já fizemos uma publicação na qual abordamos como selecionar o bico de jateamento. Mas, de uma maneira geral, quando o jateamento ocorre em uma cabine ou em áreas amplas, podemos dizer que é indicado o uso de bico de jateamento perfil tipo venturi longo. O bico venturi longo produz um leque de jateamento de maior diâmetro e mais uniforme, quando comparado ao bico reto de mesma bitola.


acessorio jateamento

O bico venturi longo convencional, com boca de entrada de 25 mm, obtém uma produtividade cerca de 40% maior que um bico reto de mesma bitola. Já os bicos venturi longo com boca de entrada aumentada (32mm) produzem ainda 15% mais que os venturis convencionais, devido à redução das turbulências na transição da mangueira para o bico.


4. Mangueira para jateamento


A ergonomia do jatista no momento da operação é um fato de extrema importância e que na maioria das vezes é desconsiderado. De nada adianta você possuir um equipamento de ponta se o operador tem dificuldade de manuseá-lo.


Quando falamos da mangueira para jateamento uma das coisas que é preciso estar atento é se a mesma é fabricada de acordo com as normas ISO. Esse primeiro item garantirá a segurança da operação. O segundo fator é dar preferência para as mangueiras que sejam as mais flexíveis possíveis para a sua operação, como as de 2 lonas que são super versáteis.

acessorio jateamento

Por último, mas não menos importante, é preciso estar atento à vida útil dessa mangueira. De pouco vale uma mangueira versátil com baixa durabilidade. As mangueiras de jateamento CMV®, por exemplo, combinam os fatores descritos acima, além de possuírem uma vida útil aproximadamente 2x superior que as mangueiras sintéticas convencionais. Isso acontece porque a mangueira que comercializamos é fabricada a partir de um material extremamente resistente à abrasão (com borracha natural e um reforço têxtil duplo trançado).


Gostou das nossas dicas? Os produtos aqui referidos são comercializados pela CMV®, alguns com exclusividade. Todos os acessórios tendem às normas brasileiras e visam o melhorar o desempenho da sua máquina de jateamento. Fale com a nossa equipe de vendas para que eles possam montar um orçamento sem compromisso de qualquer um dos itens que seja do seu interesse.



297 visualizações

Comments


bottom of page