top of page
  • CMV®

O que são os fumos de solda: quais os riscos e como se proteger?

Embora a solda seja um processo comum em diversas indústrias, é importante estar ciente de que a exposição aos fumos gerados pode trazer prejuízos à saúde dos trabalhadores. Sem as devidas precauções, a atividade pode se tornar insalubre e afetar a condição física e o bem-estar desses profissionais. Nesta publicação, vamos abordar os possíveis danos à saúde decorrentes da exposição aos fumos de solda, as maneiras de evitar que isso aconteça e as vantagens de utilizar um coletor de fumos de solda, como o CF-80 da CMV.



Insalubridade e doenças relacionadas à exposição a fumos de solda


soldador exposto a fumos de solda

Ao soldar materiais, fumos são gerados e inalá-los pode trazer diversos problemas à saúde. Os fumos de solda contêm partículas finas de metais, que ao serem aspiradas pelo soldador, podem se depositar nos pulmões e causar danos a curto e longo prazo.


Os sintomas imediatos podem incluir irritação na garganta, olhos e nariz, tonturas, náuseas e dores de cabeça. Já os efeitos a longo prazo podem ser mais graves, incluindo danos ao sistema nervoso, reprodutivo e cardiovascular.


Como se proteger dos fumos de solda?

Para evitar os danos à saúde causados pelos fumos de solda, é importante adotar algumas medidas de proteção, como:

soldador se protegendo dos fumos de solda
  • Utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscaras respiratórias e luvas;

  • Manter o ambiente bem ventilado;

  • Utilizar um coletor de fumos de solda, como o CF-80 da CMV, que garante a aspiração integral dos fumos.

Quais as vantagens de um coletor de fumos de solda?

O coletor de fumos de solda CF-80 da CMV é o coletor com o melhor desempenho do mercado. Ele possui um filtro tipo cartucho em poliéster e é extremamente compacto, que atende à norma OSHA 18.001. Além disso, possui trincos de fechos rápidos, seguros e eficientes, e uma mangueira com 3 metros de comprimento que permite seu posicionamento próximo ao ponto de solda. Com o CF-80 da CMV, você garante a proteção da saúde dos seus colaboradores e o cumprimento das normas de segurança.

coletor de fumos de solda CF-80

Além de garantir a segurança dos funcionários, a utilização do CF-80 pode trazer vantagens para a empresa, como a redução de custos com afastamento por doenças ocupacionais, melhora na produtividade e diminuição dos riscos de fiscalizações e autuações por parte dos órgãos reguladores.


Não deixe a saúde de seus colaboradores em risco. Invista na segurança e utilize o coletor de fumos de solda CF-80 da CMV. Entre em contato conosco para que possamos enviar um orçamento sem compromisso.




Comments


bottom of page