top of page
  • CMV®

Como fazemos a melhor máquina de jateamento com gancheira do mercado?


jateamento gancheira

O conceito básico de uma máquina de jateamento com gancheira é ser um equipamento na qual a peça que receberá tratamento estará suspensa em um gancho. Normalmente essa máquina é automática ou semi-automática. A peça é colocada nesta gancheira, depois levada até o interior do equipamento onde o processo de jateamento ocorre.


A curiosidade nisso tudo é que a máquina de jateamento com gancheira da CMV® é superior ao de qualquer concorrente. Vamos explicar nesta publicação o porquê dessa grande diferença.


Existe uma dificuldade de expor todas as faces das peças (dependendo de sua geometria) aos leques da turbina. Para minimizar esse problema, muitos fabricantes de máquinas de jateamento com gancheira fazem um movimento com a peça no interior da câmara, também conhecido como "oscilação". A oscilação é quando a peça para em locais diferentes dentro da câmara de jateamento. Esse movimento acontece para que toda a superfície da peça seja atingida pelo leque de abrasivo liberado pela turbina. Veja como funciona em máquina de jateamento com gancheira de concorrente:


Na imagem está ilustrado por ordem a primeira, segunda e terceira paragem.



Para realizar essa movimentação, é necessário um espaço maior na câmara de trabalho (para que haja área de deslocamento). Outra questão é que, mesmo com oscilação, o tempo de jateamento é maior que nas máquinas da CMV®. Ao invés de ficar em um local, para-se em três, elevando muito o tempo de trabalho. Isso tudo não teria problema, pois é simplesmente algo necessário para que se consiga jatear a peça de maneira uniforme, certo? Felizmente, afirmamos que não. Esse movimento é totalmente desnecessário, pelo menos para uma máquina de jateamento com gancheira da CMV®.


Esse movimento é desnecessário porque a CMV® utiliza uma turbina com palheta direita/esquerda. Essa turbina é patenteada mundialmente e sua diferença na prática, em relação a uma turbina convencional, é que ela gera dois leques de abrasivo ao invés de um. Vide imagem abaixo:

gancheira jateamento

gancheira jateamento

Pelo seu desenho inovador, a turbina de jateamento da CMV® é capaz de oferecer uma produtividade até 100% superior a turbinas convencionais. Em muitos casos é possível substituir a turbina de outros fabricantes pelas da CMV® obtendo-se assim um jateamento uniforme da peça, com custo muito menor por peça jateada.



Lembrando que a economia por peça jateada é muito significativa. Por jatear em um tempo menor, há a economia de energia, granalha e dos componentes da máquina.


Todas as máquinas de jateamento da CMV® possuem como foco a otimização de recursos dos seus clientes. Os resultados são garantidos. Conte com o auxílio de uma empresa que tem mais de 45 anos de experiência em jateamento. Prestamos consultoria técnica gratuita e estudamos o seu caso sem compromisso algum.





196 visualizações

Comments


bottom of page