top of page
  • CMV®

Automação em processos de jateamento

Quando se fala de processos de jateamento, pouco se fala sobre trabalhos que demandam extrema precisão ou de materiais delicados com necessidade de uniformidade de acabamento.

Nestes cenários, a manipulação de bicos de jateamento através de um robô é bastante interessante, principalmente para shot peening. Mas igualmente em casos nos quais o operador não conseguiria obter os mesmos resultados, a exemplo das operações com materiais frágeis como fibra de carbono, alumínio, moldes, etc.


Outra aplicação na qual os robôs vêm sendo cada vez mais utilizados são para incremento de produtividade. Isso se deve ao fato de que o robô pode utilizar bicos de grande diâmetro, além da possibilidade de operar com diversos bicos de jateamento de uma só vez - algo impossível para o operador.

jateamento com robo abb

Vale ressaltar que essas operações também podem ser realizadas com braços CN ou CNC. No entanto, o robô destaca-se como a melhor opção na maioria das aplicações pela sua grande versatilidade e facilidade de programação. Para programá-lo é possível utilizar CAD com coordenadas ou joystick (controle).



O nosso principal parceiro neste meio é a ABB, pois além de possuírem programas com a interface extremamente amigável que facilita o treinamento dos operadores, eles também possuem um serviço de pós vendas a nível mundial.

Veja abaixo vídeo em que exibimos uma máquina de shot peening que utiliza dois tipos de abrasivos e está equipada com robô da ABB com 6 eixos + 1 auxiliar.





117 visualizações
bottom of page