top of page
  • CMV®

O que é o aço manganês?

O aço manganês é uma liga de aço onde a composição de manganês é maior. A liga tem como composição de 11% a 14% do mineral, sendo que o aço comum contém apenas uma quantidade residual de até 0,8%. As vantagens do uso de ligas com mais manganês são: a resistência ao impacto, à abrasão quando combinada com impacto, a durabilidade e a rigidez. Uma característica curiosa é que quanto mais ele é agredido por impacto mais duro ele fica.


aço manganes

Quando combinado com o aço, o manganês perde a característica de magnético, tornando o material resistente ao magnetismo. O aumento da resistência gerado pelo mineral permite que ele seja utilizado para receber impacto em operações de jateamento ou mineração.


O aço manganês é tão rígido que a sua perfuração é praticamente impossível, sendo difícil mesmo utilizando brocas.

A maneira mais fácil de cortar a liga é através do corte à plasma.


Aproximadamente 85% do manganês usado no mundo é para formação de ligas de aço. O restante é utilizado em ligas com outros metais ou para aumentar índices de octano em gases. O mineral é encontrado na natureza ou aquecimento com carvão vegetal. O uso de aço manganês é ideal para fabricar ferramentas ou para a construção civil.


A CMV® utiliza o aço manganês na composição de diversas partes de seus equipamentos, de forma a proporcionar maior durabilidade e resistência à abrasão. Também revendemos a chapa inteira ou conforme desenho.




2.148 visualizações
bottom of page