top of page
  • CMV®

Shot peening em barras estabilizadoras

Há alguns anos atrás, um dos maiores fabricantes de auto-peças do mundo, com forte atuação no Brasil, importou da Alemanha uma máquina para realizar shot peening em barras estabilizadoras.


Shot peening em barra estabilizadora

A barra estabilizadora localiza-se em grande parte dos veículos na suspensão dianteira e em alguns modelos na traseira. Essa barra une os dois lados da suspensão de maneira independente, limitando o movimento do veículo em seu eixo longitudinal.



Como o próprio nome indica a barra estabilizadora serve para estabilizar o carro. Sem ela seria muito difícil de controlá-lo, pois a transferência de peso entre as rodas seria irregular. É por isso, que um acabamento neste material necessita ser extremamente preciso.


Este cliente procurou a CMV® informando que necessitava atingir uma intensidade de Almen mínima de 0,45 A. Essa taxa não foi atingida pelo equipamento de oito turbinas que havia sido importado, nem mesmo quando novo.


O cenário era bastante desafiador e, por isso, fizemos uma modernização completa deste equipamento de shot peening (retrofit). Uma das mudanças mais fundamentais foi a instalação das nossas turbinas de jateamento de palhetas curvas.


turbina para jateamento

Essas turbinas possuem desempenho muito superior às turbinas convencionais. Sua velocidade de lançamento é aproximadamente 30% superior à maioria dos concorrentes, resultando em uma força de impacto 70% maior. A diferença é enorme, mas além de substituir as turbinas, alteramos todo o sistema elétrico e eletrônico de controle (incluindo-se válvulas de fluxo de abrasivo eletromagnéticas precisas).


O resultado foi extremamente positivo. Com as nossas turbinas operando a um máximo de 60Hz, superamos a expectativa do cliente e alcançamos uma intensidade de Almen de 0,6 A.


A CMV® possui experiência e tecnologia na área de shot peening, tanto a ar comprimido como com turbinas. Fale com a nossa equipe de especialistas e conte com as soluções da empresa líder neste segmento.




161 visualizações
bottom of page